Criação e Gestão de Blogues Utilizando a Ferramenta WordPress.com

O Wordpress é uma das mais poderosas ferramentas de criação de conteúdos de websites. Um blogue é uma grande mais valia para a partilha de conteúdo relevante relacionado com uma organização ou pessoa singular; permite-nos criar um posicionamento na mente do consumidor, tendo em vista o envolvimento do mesmo.
Após a realização da ação de formação, os participantes deverão estar aptos a criar e gerir um blogue através da utilização da Ferramenta WordPress.com.
Pretende-se, que após a formação, os formandos estejam capacitados, para autonomamente proceder à criação e gestão de um blogue através da utilização da Ferramenta WordPress.com
Este curso destina-se a todas as pessoas que, por motivos profissionais ou pessoais, pretendam criar, configurar e gerir o seu próprio blogue.
Para frequentar este curso é necessário ter acesso a um computador com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web, como por exemplo o Google Chrome).
Módulo I - O Que é Wordpress e Como Funciona

Módulo II - Configuração das Opções Básicas do Wordpress.com

Módulo III - Definição e Conceito de Blogues

Módulo IV - Vantagens de um Blogue

Módulo V - Exemplos de Blogues

Módulo VI - A Importância da Criação de um Blogue

Módulo VII - Escrever e Configurar o Primeiro Post

Módulo VIII - Criar e Gerir Páginas e Posts

Módulo IX - Adicionar e Gerir Conteúdos Multimédia

Módulo X - Criar e Gerir Categorias e Etiquetas

Módulo XI - Gerir a Funcionalidade de Comentário e Gerir Utilizadores

Módulo XII - Alterar o aspeto do blogue

Módulo XIII - Conhecer o Dashboard do Wordpress.com

Módulo XIV - Manutenção e Promoção do Blogue

Módulo XV - Análise de casos

Módulo XVI - Elaboração de um Caso Prático.
O curso é ministrado em formato e-learning e em formato presencial. Sendo que, presencialmente apenas irá se desenvolver, quando a situação pandémica, assim o permitir realizar em total segurança.

A formação no formato e-learning, decorre de forma síncrona e assíncrona.

As sessões síncronas serão realizadas, utilizando a videoconferência, permitindo uma discussão em grupo ou pessoa-a-pessoa na qual os participantes estão em locais diferentes, mas podem ver e ouvir uns aos outros, como se estivessem reunidos em um único local, como se estivessem a ter uma formação presencial em sala. Esta modalidade tem a vantagem de se poderem realizar sessões em tempo real, seja qual for o local em que o formando se encontre no momento. Nestas sessões o formando poderá formular todas as questões e esclarecer quaisquer dúvidas com o seu formador e, também, se achar útil, realizar uma aprendizagem colaborativa em grupo, trocando informações e fazendo trabalhos de grupo com outros formandos.

As sessões assíncronas são realizadas através de e-mail, telefone, fóruns e trabalhos/testes. Este formato permite ao formando estudar / realizar o curso, completamente ao seu ritmo, podendo aceder à formação no local e na hora que lhe for mais conveniente.
O Certificado de Formação Profissional é emitido sempre que os formandos atinjam uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores. A emissão é realizada através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenado pelo GEPE-Ministério da Educação e Ciência, tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.

A avaliação dos Formandos é feita mediante uma avaliação de diagnóstico, no início do curso, uma avaliação continua e formativa, com o decorrer do curso e uma avaliação no final de cada módulo e/ou curso, mediante a realização de testes e trabalhos finais.

Os Formandos terão aprovação se os objetivos pedagógicos definidos forem atingidos, sendo que deverão realizar todos os trabalhos / testes propostos com aproveitamento e ter pelo menos 10% de assiduidade nas sessões síncronas e 10% na participação em fóruns de discussão e sessões assíncronas.
Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP-Instituto de Emprego e Formação Profissional e com elevada experiência na área.
Metodologia e-learning, como sessões síncronas via viedoconferência:14 de Fevereiro de 2022

Metodologia Presencial:Devido à situação atípica de pandemia, ainda não se encontra calendarizado o curso em formato presencial.