Curso de Análise Económica e Financeira

Atualmente a qualidade e a fiabilidade dos dados contabilístico-financeiros produzidos pelas empresas são instrumentos cruciais para a credibilidade da sua gestão. Com o auxílio da contabilidade, a organização da informação em mapas específicos realizar uma análise mais rigorosa que nos pode elucidar acerca da capacidade económica da empresa, da estrutura financeira e dos fluxos de recebimentos/pagamentos. Posto isto, conhecer e aplicar métodos e técnicas de análise económica e financeira e de gestão orçamental é uma competência extremamente importante para as todas de decisão.
Este curso tem como objetivo dotar os participantes de conhecimentos e técnicas de análise e avaliação económica e financeira, contribuindo para a tomada as decisões adequadas ao equilíbrio financeiro e sustentabilidade financeira de uma empresa.
No final do curso os participantes, deverão estar aptos a:

• Ter um conhecimento sólido relativo às demonstrações económico-financeiras previstas no SNC;

• Aplicar os métodos de análise financeira de empresas;

• Efetuar análise de risco e gerir a tesouraria;

• Avaliar projetos de investimento.
Este curso destina-se a todos os profissionais das áreas Financeiras, Contabilística e Administrativa, com funções e responsabilidades ao nível da análise económica e financeira. Diretores Financeiros, Consultores, Contabilistas Certificados, Técnicos de Gestão, Gestores de Projetos de Investimento e Técnicos de Contabilidade.
Para frequentar este curso é necessário ter acesso a um computador com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web, como por exemplo o Google Chrome).
Módulo I - Noções fundamentais de Gestão Financeira

1.1. Conceitos fundamentais de análise gestão financeira;
1.2. Objetivos da função financeira;
1.3. Criação de valor para os stakeholders.


Módulo II - Informação e Análise Económico-Financeira

2.1. Objetivos e destinatários da informação financeira;
2.2. Características da informação financeira;
2.3. Princípios contabilísticos;
2.4. Análise e preparação dos documentos para análise financeira.


Módulo III - As Demonstrações Económico-Financeiras Previstas no SNC

3.1. Análise das rubricas do Balanço do SNC;
3.2. Análise da Demonstração de resultados do SNC;
3.3. A Demonstração de Fluxos de Caixa;
3.4. A Demonstração de Origens e Aplicações de Fundos;
3.5. A Demonstração das Alterações no Capital Próprio.


Módulo IV - Elementos de Análise económico-financeira

4.1. Elementos de análise económico-financeira;
4.2. Análise económica e financeira de uma empresa;
4.3. Indicadores económicos e financeiros;
4.4. Indicadores de rentabilidade;
4.5. Indicadores financeiros;
4.6. Indicadores de funcionamento;
4.7. Identificação e analise de rácios de mercado.


Módulo V - Métodos e técnicas de análise financeira

5.1. Balanço funcional: princípio do equilíbrio funcional - o fundo de maneio e as necessidades de fundo de maneio;
5.2. Ciclos financeiros: investimento, exploração, financiamento;
5.3. Análise do risco na gestão de médio e longo prazo;
5.4. Regularizações ao balanço contabilístico;
5.5. Condições de equilíbrio: tesouraria líquida – a estrutura e o equilíbrio dos capitais;
5.6. Críticas ao balanço funcional;
5.7. Demonstração de resultados funcional;
5.8. O risco da atividade e a importância da gestão da tesouraria na vida de uma empresa.


6. Caso Prático – Análise de balanço e demonstração de resultados e aplicação de métodos de análise financeira de empresas.


7. Realização de um Relatório de Análise Económica e Financeira de uma empresa
O curso é ministrado em formato e-learning e em formato presencial. Sendo que, presencialmente apenas irá se desenvolver, quando a situação pandémica, assim o permitir realizar em total segurança.

A formação no formato e-learning, decorre de forma síncrona e assíncrona.

As sessões síncronas serão realizadas, utilizando a videoconferência, permitindo uma discussão em grupo ou pessoa-a-pessoa na qual os participantes estão em locais diferentes, mas podem ver e ouvir uns aos outros, como se estivessem reunidos em um único local, como se estivessem a ter uma formação presencial em sala. Esta modalidade tem a vantagem de se poderem realizar sessões em tempo real, seja qual for o local em que o formando se encontre no momento. Nestas sessões o formando poderá formular todas as questões e esclarecer quaisquer dúvidas com o seu formador e, também, se achar útil, realizar uma aprendizagem colaborativa em grupo, trocando informações e fazendo trabalhos de grupo com outros formandos.

As sessões assíncronas são realizadas através de e-mail, telefone, fóruns e trabalhos/testes. Este formato permite ao formando estudar / realizar o curso, completamente ao seu ritmo, podendo aceder à formação no local e na hora que lhe for mais conveniente.
O Certificado de Formação Profissional é emitido sempre que os formandos atinjam uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores. A emissão é realizada através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenado pelo GEPE-Ministério da Educação e Ciência, tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.

A avaliação dos Formandos é feita mediante uma avaliação de diagnóstico, no início do curso, uma avaliação continua e formativa, com o decorrer do curso e uma avaliação no final de cada módulo e/ou curso, mediante a realização de testes e trabalhos finais.

Os Formandos terão aprovação se os objetivos pedagógicos definidos forem atingidos, sendo que deverão realizar todos os trabalhos / testes propostos com aproveitamento e ter pelo menos 10% de assiduidade nas sessões síncronas e 10% na participação em fóruns de discussão e sessões assíncronas.
Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP-Instituto de Emprego e Formação Profissional e com elevada experiência na área.
Metodologia e-learning, como sessões síncronas via viedoconferência:14 de Fevereiro de 2022

Metodologia Presencial:Devido à situação atípica de pandemia, ainda não se encontra calendarizado o curso em formato presencial.