Curso de Falar em Público, Fazer Apresentações e Comunicar com Impacto

A comunicação é uma ferramenta essencial tanto em ambiente profissional como em contexto pessoal. É de extrema importância desenvolver estratégias que permitam uma boa e eficaz comunicação em público, que permita impactar aqueles que nos ouvem.
Este curso visa dotar os participantes dos conhecimentos que permitem fazer uma apresentação com impacto perante um público, no que se refere ao discurso e recursos multimédia utilizados.
No final deste curso prático, os participantes deverão ser capazes de:

• Desenvolver competências de comunicação verbal e não-verbal;

• Desenvolver competências intrapessoais e interpessoais;

• Capacitar os participantes para apresentações de projetos e conferências de excelência;

• Identificar e dominar as diferentes fases de uma apresentação;

• Reconhecer e aplicar características de um Orador de Sucesso;

• Utilizar os recursos pessoais: a voz, o olhar, os gestos, a postura e a movimentação;

• Planear uma apresentação;

• Utilizar técnicas de interação com o público.
Professores, Advogados, Estudantes Universitários, Vendedores, Empresários, Consultores, Executivos, Formadores, Técnicos de Formação, Coordenadores/Gestores de Formação, Educadores, Políticos, Profissionais de Relações Públicas, Profissionais Comunicação Social; Profissionais de Marketing e Publicidade, e todos aqueles que na sua vida profissional necessitem de falar bem em publico.
Para frequentar este curso é necessário ter acesso a um computador com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web, como por exemplo o Google Chrome).
Módulo I - A Preparação da Apresentação e do em Púbico:

1.1. Identificar e Combater o Medo;
1.2. Controlo do Nervosismo e da Ansiedade;
1.3. Comunicação não Verbal: Dinamizar a Expressão Corporal;
1.4. Identificação de um Bom Comunicador e Saber Utilizar a Voz;
1.5. Como preparar, planear e desenvolver uma Apresentação;
1.6. Preparação das Notas do Orador;
1.7. Previsão dos Comentários da Audiência e Preparação das Respostas;
1.8. A Importância do Conhecimento do Espaço Físico e do Público.

Módulo II - A Realização da Apresentação e Estar em Público:

2.1. Diferentes Formas de Comunicar;
2.2. Comunicação Eficaz, Controlo e Impacto da Voz;
2.3. Técnicas e Meios para a Comunicação em Público - Postura e Linguagem Corporal, Postura Vocal, Impacto da Voz;
2.4. Técnicas de Autodomínio e Autoconfiança
2.5. Tempo do Discurso / Pausas de Interpretação;
2.6. Análise da Audiência;
2.7. Como cativar e conquistar a audiência;
2.8. Identificar e interagir com a audiência.

3. Realização de Casos Práticos e Simulação de Apresentações
O curso é ministrado em formato e-learning e em formato presencial. Sendo que, presencialmente apenas irá se desenvolver, quando a situação pandémica, assim o permitir realizar em total segurança.

A formação no formato e-learning, decorre de forma síncrona e assíncrona.

As sessões síncronas serão realizadas, utilizando a videoconferência, permitindo uma discussão em grupo ou pessoa-a-pessoa na qual os participantes estão em locais diferentes, mas podem ver e ouvir uns aos outros, como se estivessem reunidos em um único local, como se estivessem a ter uma formação presencial em sala. Esta modalidade tem a vantagem de se poderem realizar sessões em tempo real, seja qual for o local em que o formando se encontre no momento. Nestas sessões o formando poderá formular todas as questões e esclarecer quaisquer dúvidas com o seu formador e, também, se achar útil, realizar uma aprendizagem colaborativa em grupo, trocando informações e fazendo trabalhos de grupo com outros formandos.

As sessões assíncronas são realizadas através de e-mail, telefone, fóruns e trabalhos/testes. Este formato permite ao formando estudar / realizar o curso, completamente ao seu ritmo, podendo aceder à formação no local e na hora que lhe for mais conveniente.
O Certificado de Formação Profissional é emitido sempre que os formandos atinjam uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores. A emissão é realizada através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenado pelo GEPE-Ministério da Educação e Ciência, tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.

A avaliação dos Formandos é feita mediante uma avaliação de diagnóstico, no início do curso, uma avaliação continua e formativa, com o decorrer do curso e uma avaliação no final de cada módulo e/ou curso, mediante a realização de testes e trabalhos finais.

Os Formandos terão aprovação se os objetivos pedagógicos definidos forem atingidos, sendo que deverão realizar todos os trabalhos / testes propostos com aproveitamento e ter pelo menos 10% de assiduidade nas sessões síncronas e 10% na participação em fóruns de discussão e sessões assíncronas.
Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP-Instituto de Emprego e Formação Profissional e com elevada experiência na área.
Metodologia e-learning, como sessões síncronas via viedoconferência:14 de Fevereiro de 2022

Metodologia Presencial:Devido à situação atípica de pandemia, ainda não se encontra calendarizado o curso em formato presencia.