Curso Gestão do tempo e Organização do Trabalho

O sucesso pessoal e profissional começa com uma gestão inteligente do tempo. O tempo é um recurso universal e imprescindível na sociedade atual. Da mesma forma que todas as pessoas dispõem de tempo, é igualmente verdade que nada pode ser feito sem este recurso. O tempo, porém, não pode ser poupado, emprestado, nem comprado como outros recursos necessários para a realização de uma atividade. Torna,-se assim, um recurso difícil de gerir por todos.
Este curso prático visa dotar os participantes dos conhecimentos que permitem aplicar técnicas e métodos de controlo e gestão do tempo no âmbito da atividade profissional.
No final deste curso os formandos deverão ser capazes de:

• Realizar um diagnóstico dos seus atuais hábitos de gestão de tempo;

• Utilizar adequadamente o tempo, como forma de aumentar a eficácia da sua organização pessoal e/ou profissional;

• Distinguir tarefas urgentes e importantes;

• Identificar a importância do planeamento das atividades a desenvolver;
• Traçar objetivos de longo prazo, médio e curto prazo;

• Planificar a sua atividade em função de objetivos;

• Estabelecer planeamentos semanais e diários;

• Identificar tarefas críticas;

• Gerir as interrupções;

• Melhorar a utilização do telefone, email e redes sociais;

• Identificar características para gestão do tempo;

• Organizar e utilizar sistemas de gestão e acompanhamento do tempo.
Este curso é destinado a todos aqueles que necessitem de melhorar a sua organização pessoal e/ou profissional, fazendo uma boa gestão do seu tempo, no sentido de conseguir uma maior eficácia e eficiência no seu dia-a-dia.
Para frequentar este curso é necessário ter acesso a um computador com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web, como por exemplo o Google Chrome)
Módulo I - Gestão do Tempo:

1.1. Problemas e hábitos comuns da gestão de tempo;
1.2. Gerir o tempo com o um processo;
1.3. Analisar o tempo;
1.4. Clarificar objetivos a atingir;
1.5. Perceber rotinas;
1.6. Clarificar a importância e urgência das atividades a realizar;
1.7. Saber lidar com as interrupções;
1.8. Saber dizer não ao que não é prioritário;
1.9. Gerir o stresse perante a pressão dos prazos e a sobrecarga de tarefas;
1.10. A delegação de funções: O quê, Como, e a Quem delegar;
1.11. Responsabilidades para quem delega e para quem se delega;
1.12. O ritmo da evolução da atividade e da produtividade.

Módulo II - Planeamento de Tempo e Atividades

2.1. Estabelecer objetivos;
2.2. Diferenciar tarefas segundo prioridades;
2.3. Criar e implementar planos de ação;
2.4. Planeamento semanal e diário;
2.5. Grelhas de gestão de tempo;
2.6. Construir agenda e registos diários.

Módulo II - Comunicação eficaz como instrumento da gestão do tempo

3.1. Diferentes formas de comunicar;
3.2. Bases de uma comunicação eficaz;
3.3. Impacto da comunicação na gestão do tempo.

O curso é ministrado em formato e-learning e em formato presencial. Sendo que, presencialmente apenas irá se desenvolver, quando a situação pandémica, assim o permitir realizar em total segurança.

A formação no formato e-learning, decorre de forma síncrona e assíncrona.

As sessões síncronas serão realizadas, utilizando a videoconferência, permitindo uma discussão em grupo ou pessoa-a-pessoa na qual os participantes estão em locais diferentes, mas podem ver e ouvir uns aos outros, como se estivessem reunidos em um único local, como se estivessem a ter uma formação presencial em sala. Esta modalidade tem a vantagem de se poderem realizar sessões em tempo real, seja qual for o local em que o formando se encontre no momento. Nestas sessões o formando poderá formular todas as questões e esclarecer quaisquer dúvidas com o seu formador e, também, se achar útil, realizar uma aprendizagem colaborativa em grupo, trocando informações e fazendo trabalhos de grupo com outros formandos.

As sessões assíncronas são realizadas através de e-mail, telefone, fóruns e trabalhos/testes. Este formato permite ao formando estudar / realizar o curso, completamente ao seu ritmo, podendo aceder à formação no local e na hora que lhe for mais conveniente.
O Certificado de Formação Profissional é emitido sempre que os formandos atinjam uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores. A emissão é realizada através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenado pelo GEPE-Ministério da Educação e Ciência, tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.

A avaliação dos Formandos é feita mediante uma avaliação de diagnóstico, no início do curso, uma avaliação continua e formativa, com o decorrer do curso e uma avaliação no final de cada módulo e/ou curso, mediante a realização de testes e trabalhos finais.

Os Formandos terão aprovação se os objetivos pedagógicos definidos forem atingidos, sendo que deverão realizar todos os trabalhos / testes propostos com aproveitamento e ter pelo menos 10% de assiduidade nas sessões síncronas e 10% na participação em fóruns de discussão e sessões assíncronas.
Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP-Instituto de Emprego e Formação Profissional e com elevada experiência na área.
Metodologia e-learning, como sessões síncronas via viedoconferência:14 de Fevereiro de 2022

Metodologia Presencial:Devido à situação atípica de pandemia, ainda não se encontra calendarizado o curso em formato presencial.