Formação Campanhas de E-mail Marketing

O e-mail marketing é, sem dúvida, uma ferramenta de comunicação cada vez mais importante para as empresas. O seu mérito na forma de dar a conhecer e promover os produtos e serviços de uma empresa, bem como atrair e criar relacionamentos comerciais, é inegável. Desta forma, surge esta ferramenta rápida e de baixo custo que será, indubitavelmente, muito útil para diversos tipos de negócio.
Assim sendo, pretende-se dotar os profissionais que utilizam ou pretendem vir a utilizar o e-mail marketing, de ferramentas e estratégias que permitam maximizar o seu tempo e os resultados a obter.

No final do curso os participantes, deverão estar aptos a:

• Criar e analisar campanhas de e-mail marketing;

• Definir estratégias de e-mail marketing para ajudar o negócio a crescer;

• Criar conteúdos para o meio digital para ir ao encontro das necessidades do público-alvo;

• Analisar ferramentas para medir a eficácia de campanhas de email marketing.
Esta formação é destinada a Profissionais de Marketing, Profissionais de Comunicação, Empreenderes, Gestores Comercias, Bloggers, e a outros Profissionais que pretendam vir a construir campanhas de e-mail marketing de forma rápida, eficiente e económica.

Para frequentar este curso é necessário ter acesso a um computador com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web, como por exemplo o Google Chrome).
Módulo I - Introdução – e-mail marketing e respetivos conceitos

1.1. A Importância do e-mail Marketing para as Empresas;
1.2. Estratégia Digital e e-mail em Números.


Módulo II - Realização de Campanhas

2.1. Cross Media;
2.2. Recolha de Informação e Insights;
2.3. Definição de targets.


Módulo III - Criação e Análise d Bases de dados

3.1. Criação de base de dados;
3.2. Opt-in / Opt-out.


Módulo IV - Análise de campanhas
4.1. Análise crítica de campanhas de e-mail;
4.2. Uso de ferramentas digitais na partilha e apresentação dos resultados obtidos.


Módulo V - Planeamento
5.1. Calendarização da Ação;
5.2. Frequência e Layout do e-mail;
5.3. Assunto, Cabeçalho e Rodapé.


Módulo VI - Realização de Testes
6.1. Diferentes Templates para Diferentes Clientes;
6.2. Testes dos e-mails; Testes a/b;
6.3. Métricas e Check List.


Módulo VII - Customer Journeys e Construção de Campanhas

7.1. Definição de Customer Journey;
7.2. Estrutura / Mapeamento de Customer Journey;
7.3. Processo de Construção de campanhas;
7.4. Realização de estratégia de e-mail.


Módulo VIII - Realização de um Caso Prático


O curso é ministrado em formato e-learning e em formato presencial. Sendo que, presencialmente apenas irá se desenvolver, quando a situação pandémica, assim o permitir realizar em total segurança.

A formação no formato e-learning, decorre de forma síncrona e assíncrona.

As sessões síncronas serão realizadas, utilizando a videoconferência, permitindo uma discussão em grupo ou pessoa-a-pessoa na qual os participantes estão em locais diferentes, mas podem ver e ouvir uns aos outros, como se estivessem reunidos em um único local, como se estivessem a ter uma formação presencial em sala. Esta modalidade tem a vantagem de se poderem realizar sessões em tempo real, seja qual for o local em que o formando se encontre no momento. Nestas sessões o formando poderá formular todas as questões e esclarecer quaisquer dúvidas com o seu formador e, também, se achar útil, realizar uma aprendizagem colaborativa em grupo, trocando informações e fazendo trabalhos de grupo com outros formandos.

As sessões assíncronas são realizadas através de e-mail, telefone, fóruns e trabalhos/testes. Este formato permite ao formando estudar / realizar o curso, completamente ao seu ritmo, podendo aceder à formação no local e na hora que lhe for mais conveniente.
O Certificado de Formação Profissional é emitido sempre que os formandos atinjam uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores. A emissão é realizada através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenado pelo GEPE-Ministério da Educação e Ciência, tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.

A avaliação dos Formandos é feita mediante uma avaliação de diagnóstico, no início do curso, uma avaliação continua e formativa, com o decorrer do curso e uma avaliação no final de cada módulo e/ou curso, mediante a realização de testes e trabalhos finais.

Os Formandos terão aprovação se os objetivos pedagógicos definidos forem atingidos, sendo que deverão realizar todos os trabalhos / testes propostos com aproveitamento e ter pelo menos 10% de assiduidade nas sessões síncronas e 10% na participação em fóruns de discussão e sessões assíncronas.
Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP-Instituto de Emprego e Formação Profissional e com elevada experiência na área.
Metodologia e-learning, como sessões síncronas via viedoconferência:14 de Fevereiro de 2022

Metodologia Presencial:Devido à situação atípica de pandemia, ainda não se encontra calendarizado o curso em formato presencial.