Gestão de Conflitos

Nas organizações é muito comum existirem interesses distintos que causam, muitas vezes, conflitos que acabam por afetar o bom funcionamento das organizações. Lidar adequadamente com estas situações, criando um clima de confiança, e conseguir soluções através da negociação com vantagens para as partes e para a organização constitui um desafio para qualquer gestor. Posto isto, a Gestão de Conflitos constitui uma resposta à inevitável divergência de interesses e de objetivos.
No final do curso os participantes deverão estar aptos para utilizar técnicas de comunicação assertiva para a gestão eficaz de conflitos nos relacionamentos profissionais.
No final do curso os participantes deverão ser capazes de:

• Distinguir os diferentes tipos de conflitos e prever as suas consequências práticas;

• Identificar as vantagens e as desvantagens de cada conflito;

• Analisar os conflitos emergentes, estimando os seus prejuízos;

• Controlar o diálogo durante a resolução do conflito face a face;

• Conduzir a negociação para uma solução conjunta do conflito;

• Conhecer e compreender as melhores ferramentas para cada tipo de conflito;

• Prever e prevenir a emergência de conflitos.
Este curso destina-se a quadros médios e superiores, coordenadores de equipas de trabalho e todos os profissionais que tenham funções de chefia.
Para frequentar este curso é necessário ter acesso a um computador com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web, como por exemplo o Google Chrome).
Módulo I - Conflitos Laborais

1.1. Definição de conflito laboral;
1.2. Os tipos de conflitos nas organizações;
1.3. Possíveis causas de conflito;
1.4. Vantagens e desvantagens dos conflitos;
1.5. Fases do desenvolvimento do conflito;
1.6. Formas básicas de atuação;
1.7. Etapas para gerir conflitos.

Módulo II - Gestão e Prevenção de Conflitos

2.1. Estilos de comunicação agressivo, passivo, manipulador e assertivo;
2.2. Características dos vários estilos de comunicação;
2.3. A importância da assertividade na gestão de conflitos;
2.4. Condições antecedentes dos conflitos;
2.5. O processo de conflito;
2.6. Estilos de gestão de conflitos;
2.7. Custos e causas de conflitos.

Módulo III - A Importância da Negociação

3.1. Os principais riscos da negociação;
3.2. Fases do processo de negociação;
3.3. Variáveis que determinam a eficácia na negociação.


Módulo IV -Técnicas de Resolução de Conflitos

4.1. Reconhecimento, recompensa e motivação;
4.2. A disciplina positiva;
4.3. Gestão de stress;
4.4. Técnicas de negociação;
4.5. As três abordagens fundamentais na gestão de conflitos;
4.6. O papel da comunicação e da escuta ativa na resolução de conflitos.
O curso é ministrado em formato e-learning e em formato presencial. Sendo que, presencialmente apenas irá se desenvolver, quando a situação pandémica, assim o permitir realizar em total segurança.

A formação no formato e-learning, decorre de forma síncrona e assíncrona.

As sessões síncronas serão realizadas, utilizando a videoconferência, permitindo uma discussão em grupo ou pessoa-a-pessoa na qual os participantes estão em locais diferentes, mas podem ver e ouvir uns aos outros, como se estivessem reunidos em um único local, como se estivessem a ter uma formação presencial em sala. Esta modalidade tem a vantagem de se poderem realizar sessões em tempo real, seja qual for o local em que o formando se encontre no momento. Nestas sessões o formando poderá formular todas as questões e esclarecer quaisquer dúvidas com o seu formador e, também, se achar útil, realizar uma aprendizagem colaborativa em grupo, trocando informações e fazendo trabalhos de grupo com outros formandos.

As sessões assíncronas são realizadas através de e-mail, telefone, fóruns e trabalhos/testes. Este formato permite ao formando estudar / realizar o curso, completamente ao seu ritmo, podendo aceder à formação no local e na hora que lhe for mais conveniente.
O Certificado de Formação Profissional é emitido sempre que os formandos atinjam uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores. A emissão é realizada através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenado pelo GEPE-Ministério da Educação e Ciência, tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.

A avaliação dos Formandos é feita mediante uma avaliação de diagnóstico, no início do curso, uma avaliação continua e formativa, com o decorrer do curso e uma avaliação no final de cada módulo e/ou curso, mediante a realização de testes e trabalhos finais.

Os Formandos terão aprovação se os objetivos pedagógicos definidos forem atingidos, sendo que deverão realizar todos os trabalhos / testes propostos com aproveitamento e ter pelo menos 10% de assiduidade nas sessões síncronas e 10% na participação em fóruns de discussão e sessões assíncronas.
Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP-Instituto de Emprego e Formação Profissional e com elevada experiência na área.
Metodologia e-learning, como sessões síncronas via viedoconferência: 24 de Fevereiro de 2022

Metodologia Presencial:Devido à situação atípica de pandemia, ainda não se encontra calendarizado o curso em formato presencial.